''... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.'' (João 14:6)

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Gotas Bíblicas

(Pr. Olavo Feijó, nascido em 1930, é Bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, licenciado em Pedagogia pela UERJ, Mestre em Educação Cristã. Foi pastor no Brasil e nos Estados Unidos.)



Nasce o Calvário em Belém  | 

Mateus 2:3 - E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.

1) As forças do maligno odiaram o Natal e tramaram o Calvário. Só que Jesus é o Cristo e venceu todas elas, na ressurreição.






***********************************************************************************

A Humildade Básica da Manjedoura  | 

Lucas 2:7 - E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

1) Jesus não requer o luxo do mundo. Ele quer a humildade e a sinceridade da manjedoura, que é nosso coração.




***********************************************************************************

Descanso Para As Vossas Almas  | 

Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


Triste e cansativo e o mundo em que vivemos. Principalmente, cansativo- de tantas injustiças e maldades que nos cercam.Aos de alma cansada,Jesus endereça uma palavra "tomai sobre vós o meu jugo e aprender de mim,que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para aas vossas almas" (Mateus 11:29).

Existem muitas causas para o nosso cansaço espiritual. Lutamos por Justiça e, muitas vezes, ela não acontece. Procuramos ser honestos e, por causa disto, somos discriminados. Esforçamo-nos para prestar ajuda e, no fim das contas, ninguém e agradecido.

O senhor sempre soube que nossas almas, vivendo neste mundo, ficariam cansadas visando a nos ajudar, Ele disse "aprendei de mim". Aqueles que experimentaram esta receita descobriram que ele da certo.Ela dá certo, quando aprendemos os conselhos de Jesus.Ela dá certo quando começamos a sentir os sentimentos de Jesus.Ela da certo, quando procuramos comunhão com o Senhor, à maneira de Jesus.Não há limites, em nossa atitude de aprender do Mestre começa na conversão e entra pela vida eterna.

Parece que o único jeito de encontrar descanso para as nossas almas.



***********************************************************************************


O Senhor é Meu Pastor  | 

Salmos 23:1 - ¶ [Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Davi, antes de ser rei, fora pastor de ovelhas. Ele sabia, de experiência própria, quão importante era a função de um pastor. Pois foi neste contexto que ele escreveu : "O Senhor é meu pastor; nada me faltará". ( Salmo 23:1 )

Ao fazer uma afirmação tão categórica, o Salmista certamente provoca discussão. De um lado, há os bons crentes que já foram ou que estão desempregados. De outro lado, existem os cristãos sofrendo por causa de enchentes, terremotos ou incêndios. Isto, sem falar nos assaltos, nas injustiças e nas enfermidades graves. Isso não é ter falta? Apesar de trem o Senhor como pastor?

Este tipo de perguntas certamente aparece, quando interpretamos "nada nos faltará" de uma forma absoluta, não realista. Nunca foi a intenção de Davi o afirmar que crente viverá dentro de um escudo mágico, onde não penetra nada de ruim. No verso 19, do Salmo 34, o próprio Salmista afirma: "O justo passa por muitas adversidades" - neste "muitas", certamente podemos colocar as "adversidades" que sofremos ou que outros crentes sofrem. Onde fica, então, o "nada nos faltará"? Fica na segunda metade do verso 19 : "mas o Senhor o livra de todas". Aqueles que, pela fé, receberam os livramentos do Senhor, entendem o Salmista. E se alegram, quando dizem " O Senhor é meu pastor".



***********************************************************************************


Luz Para O Meu Caminho  | 

Salmos 119:105 - ¶ Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

A falta de clareza é um dos piores inimigos do bom planejamento. Para o salmista, a Bíblia é uma solução para este problema: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).

Em certas ocasiões da vida, sentimos necessidade de uma reavaliação ou de um re-planejamento. Isso acontece quando nos diplomamos de um curso profissional. Quando mudamos de estado civil. Quando fomos vítimas de algum acidente, de alguma queda, de alguns resultados ruins e inesperados. Em todos esses casos, boa informação e percepção adequada são coisas essenciais.

Quando se trata de boa informação e percepção adequada, a proposta do salmista é clara: siga a Palavra de Deus. Quanto mais nos alimentamos de Bíblia, mais claros vão ficando para nós os propósitos divinos. Com isso, vai ficando menos difícil entender porque, às vezes, é melhor esperar um pouco mais e, assim, perceber o Senhor agindo em nosso favor. Jesus disse que "apertado é o caminho que conduz à vida". Mas, por mais apertado que seja, é ele que conduz à vida. E uma das razões de nos conduzir à vida é a presença de Jesus, "a luz do mundo". Jesus é a luz. Jesus é o caminho. Jesus é "a luz para o meu caminho".



***********************************************************************************


Estreita é a Porta  | 

Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Ao anunciar ao mundo Seu plano de salvação, Jesus não usou propaganda enganosa. Pelo contrário, Suas palavras foram rigorosas: "Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida. São poucos os que a encontram" (Mateus 7:14).

Por razões humanas que nada têm a ver com a Bíblia, existem muitos crentes e muitos pregadores que sonham em ter uma igreja cheia de gente. Se possível, uma mega igreja, com um majestoso templo confortável. A idéia não seria tão preocupante se, ao analisarmos o tipo de Evangelho pregado em algumas dessas igrejas, não descobríssemos mensagens superficiais, sem a honestidade clara de Jesus.

Ao ler os Evangelhos, fica bem claro que Jesus não se preocupou em construir uma multidão de seguidores. Ao apresentar sua missão de Cristo na Terra, o Mestre não adoçou as palavras. "O mundo me odeia", Ele afirmou. "O mundo vai odiar vocês, porque vocês Me amam", Ele concluiu. Jesus nos convida para a impopularidade, para nos juntarmos a Ele, na Sua luta vitoriosa contra os inimigos de Deus. Vale a pena viver a vitória com Cristo. Mas "estreita é a porta".




***********************************************************************************


Fé é a Prova  | 

Hebreus 11:1 - ¶ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Antes de nos escrever a relação dos homens de fé do Antigo Testamento, o autor da carta aos Hebreus nos define "fé": "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1).

Nós confundimos os campos quando, ao analisar a experiência espiritual subjetiva, exigimos provas de caráter científico objetivo. Do mesmo modo que as ferramentas espirituais são inadequadas para pesquisar as coisas materiais, assim também os instrumentos estatísticos e dos laboratórios não se adaptam para medir as experiências espirituais que vivemos.

O autor de Hebreus sempre soube que os homens e mulheres de fé foram motivados pela vivência daquilo que não viam, mas que sentiam. E sentiam de uma maneira tão real que influenciava sua vida; Dando significado; Dando forças; Dando realizações. Mesmo não vendo com os olhos do corpo, pessoas que têm fé "vêem" as coisas espirituais. E essa fé muda e constrói sua vida. O bom de tudo isso é que ninguém precisa ser Abraão ou Estevão para ver o invisível. Basta chegar-se a Cristo e pedir a Ele a capacidade de crer Nele e viver com Ele.




***********************************************************************************


O Espírito Intercede por Nós  | 

Romanos 8:26 - ¶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

O apóstolo Paulo revela-nos duas coisas importantes sobre nossa vida de oração: primeiro, nossa inadequação; segundo, a capacitação do Senhor. "Não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

Paulo está certo. Quando fazemos um balanço de nossa vida cristã, somos levados a concluir pela imaturidade de nossa postura, quando tentamos orar. Houve coisas no passado, que se o Senhor nos tivesse concedido, teríamos sofrido péssimas conseqüências; Hoje percebemos; Na ocasião, o pedido nos pareceu a coisa mais certa do mundo. Só que então o não-atendimento do pedido nos fez ficar desapontados com o Senhor...

É meio difícil entender como "o próprio Espírito intercede por nós". Entendamos ou não, o Espírito Santo pega nossas orações imaturas, limitadamente humanas, e as traduz diante da Trindade. A coisa é tão séria, que o Espírito o faz "com gemidos inexprimíveis"! Não sei se algum dia vou entender essa incrível prova de amor. E acho que nunca poderei agradecer suficientemente essa imensa prova do Senhor por nós. Graças a Deus não vivemos jogados, à mercê de nossas imperfeições. "O Espírito intercede por nós".



***********************************************************************************


Cri, por isso falei  | 

2 Coríntios 4:13 - E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.

Fomos chamados para sermos testemunhas de Cristo. E dizer ao mundo aquilo que cremos.






***********************************************************************************


Pacientes na Tribulação  | 

Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Tribulações nos fazem mal. Quando descobrimos que o Senhor as usa para o nosso bem, podemos ser pacientes.





***********************************************************************************


O Princípio da Sabedoria  | 

Provérbios 1:7 - ¶ O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Salomão compreendeu que a sabedoria, isto é, o conhecimento sensato e equilibrado, não acontece por acaso, de qualquer jeito. Sua experiência ensinou-lhe que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 1:7).

Sábio é aquele que faz bom uso do seu conhecimento. Que usa para o bem aquilo que conhece. Que não se torna vaidoso ou orgulhoso, pelo fato de ter acumulado muitos dados e informações. Tais virtudes, de acordo com Salomão, a pessoa desenvolve quando ama ao Senhor e procura manter comunhão com Ele. É o que ele chama de "temor do Senhor".

Cada tipo de sabedoria se baseia em um tipo de "temor" ou respeito. A sabedoria científica respeita o lado objetivo. A sabedoria filosófica respeita o lado lógico. A sabedoria espiritual respeita ao Senhor, considerando-o como "o princípio", como a base estrutural de toda a realidade. A aceitação do Senhor como o princípio de tudo que é a cosmo visão da Bíblia. A vida cristã deve funcionar dentro desta filosofia de vida: é dentro dela que buscamos entender a enfermidade e o sofrimento, o sucesso e a riqueza, a liderança e a obediência. O temor do Senhor é o princípio. E é também o meio. E o fim.




***********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário