''... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.'' (João 14:6)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lutero adicionou a palavra "somente" em Romanos 3.28?

PERGUNTAS E RESPOSTAS


(Publicado: 27 de Janeiro de 2011, Quinta Feira, 14:13)
De: Rafi Sevghenian
Enviada: Terça Feira, 16 de Novembro de 2010 0:34:30
Para: Protestante Online
-------------------------------------
Oi irmão Marcell a paz!!!

Romanos 3.28 diz: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei."

Os católicos dizem que Lutero adicionou a palavra "somente" em Romanos 3.28 para ensinar a doutrina da Sola Fide. Embora, nas nossas Bíblias atualmente não constam a palavra "somente" e na Bíblia que a Igreja Luterana usa atualmente também não consta.

É verdade que Martinho Lutero acrescentou a palavra "somente" em Romanos 3.28? Por favor me explique.



Prezado Rafi Sevghenian
Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo
Bendito seja Deus, o Senhor de nossas vidas.
A Razão do nosso viver.

Primeiramente fico feliz em tê-lo como um colunista do site. Todos os meus agradecimentos por ter aceitado o convite.


Antes de responder a sua pergunta, queria mostrar uma classificação que os pensadores durante a história fizeram a respeito do conhecimento. Foram classificados quatro tipos de conhecimentos: Empírico, Filosófico, Científico e Religioso (ou Teológico).

O conhecimento empírico é aquele que obtemos através da experiência pessoal. É algo que descobrimos por acaso. Um remédio caseiro, por exemplo.

O conhecimento filosófico é a filosofia, como o próprio nome ja diz. É o conhecimento em busca de respostas do pensamento, do propósito de determinados fenômenos, etc..

O conhecimento científico é dotado pela razão, pela metodologia científica. A verdade só é alcançada através de dúvidas sistemáticas e da decomposição de problemas em pequenas partes. Enfim, uma pesquisa científica.

E, por fim, o conhecimento religioso que é aquele conhecimento revelado pela fé ou crença religiosa. É um conhecimento incriticável.


Gostaria então de expor mais ainda esse último conhecimento, o religioso.

Por que o conhecimento religioso é incriticável?
Bem, você teria coragem de dizer que Maomé foi um falso profeta no meio de muçulmanos radicais? Ou então, lembra das repercussões em Outubro de 1995, quando um bispo da IURD, em um programa de televisão, chutou a imagem de uma santa?

Enfim, é entre essas e outras razões do porque o conhecimento religioso é incriticável.


Então,
agora respondendo a sua pergunta, amado.
Indo para o lado católico, Martinho Lutero foi um apóstata.
Quando uma pessoa abandona a sua religião, aquela religião só apresentará informações negativas contra essa pessoa para que não cause nenhum tipo de alvoroço contra a mesma. É uma forma de calar a boca dessa pessoa para que a razão pela qual abandonou tal religião não seja espalhada por aí.

Um exemplo claro é o Apóstolo S. Paulo.
Antes era chamado de Saulo, pois era um zeloso membro da seita dos fariseus. Ele perseguia os cristãos seguindo a ordem dos fariseus. Porém, como todos ja sabem, Deus apareceu na vida de Saulo mudando completamente o seu destino. Por fim, Saulo virou Paulo. De fariseu para cristão. Devido a sua conversão, os fariseus começaram a persegui-lo e Paulo foi apedrejado, preso e principalmente caluniado.

Não podemos acreditar em tudo o que os católicos dizem sobre Martinho Lutero. Pois, como foi falado acima a respeito do conhecimento religioso, os católicos (não querendo generalizar) só tem visão negativa a respeito de Lutero.

Martinho Lutero foi fortemente perseguido pela Igreja de Roma e, com certeza, foi muitas vezes caluniado. É o efeito do tal conhecimento religioso. Só não foi morto porque a graça de Deus estava sobre ele.

Cesar, que foi um dos meus professores de história no colegial e também católico romano praticante, em uma aula sobre a Reforma Protestante, ele mesmo declarou: "Martinho Lutero foi um grande especialista em teologia na época." Então, sendo Lutero um "grande especialista em teologia" seria meio que impossível ele ter alterado Romanos 3.28 para ensinar a doutrina do Sola Fide. Como cristão teólogo, ele não sentiria capacitado em deturpar a Palavra de Deus com objetivo de ensinar doutrinas novas.

Veja dois artigos a respeito do Sola Fide:
Sola Fide - "Somente a Fé", ou a Exclusividade da Fé como Meio de Justificação;
A Salvação se Dá Pela Fé ou Pelas Obras?;

Entretanto,
alguns estudiosos protestantes afirmam que Martinho Lutero quando ainda jovem, no início da Reforma Protestante, era um grande defensor do povo judeu. Porém, nos anos seguintes Lutero teve uma revolta devido ao fato de que os judeus também não aceitavam se converter ao Cristianismo Reformado. Assim sendo, Lutero tornou-se um antisemita. Sua revolta era tanta que queria a retirada da Epístola de Tiago do cânon por ser "judaica demais". Nesse caso, a retirada da Epístola de Tiago não era por razões teológicas e sim comportamentais. Mas a Epístola continua intacta nas Bíblias Protestantes pela Graça de Deus.

Leia o artigo a respeito do Antisemitismo de Lutero.
Por Que Lutero Tornou-se um Anti-Semita?;

Então,
em relação a suposta alteração em Romanos 3.28 pra ensinar a doutrina da Sola Fide, nada comprova se tal alteração foi feita. A única coisa que Lutero queria alterar, segundo consta alguns estudiosos, era a Epístola de Tiago devido a revolta contra os judeus.

Porém,
surgiram boatos de que Lutero se arrependeu e pediu perdão para a Igreja de Roma. E outros boatos surgiram discordando, dizendo que tal arrependimento e perdão de Lutero não era voltada para Igreja de Roma e sim para os judeus.

Infelizmente não conhecemos fontes concretas. Então não podemos afirmar nada a respeito do tal arrependimento de Lutero. Acreditamos que Lutero não se arrependeu por ter sido contra a Igreja Romana e sim arrependeu-se por sentir-se culpado pelo surgimento de outras denominações como o Calvinismo e Cia, o Anglicanismo do Rei Henrique VIII da Inglaterra, etc. Pois não era a intenção de Lutero em fundar uma nova igreja e sim reformar a Igreja Romana.


Que Deus te abençoe e te guarde!

Seja bendito o Nome do Senhor desde agora e para sempre, amém.
Marcell de Oliveira
Webmaster Protestante Online



Fonte: Protestantismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário