''... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.'' (João 14:6)

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Obstáculos à Adoração

Introdução

Não é raro, em alguns cultos realizados na igreja , haver o sentimento de que faltou o mais importante. Trata-se do essencial na adoração que é o encontro com Deus. Quais são alguns obstáculos a adoração?

I) QUANDO HÁ UMA ATITUDE INCOERENTE COM A ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E VERDADE

1. A adoração de Caim foi rejeitada pelo Senhor, não porque sua oferta não havia sangue derramado, mas sim, porque ele odiava a seu irmão. (Gn. 4:5). Ele não estava em condição de cultuar a Deus (1 Jo. 3:11-15). Se quizermos que o nosso culto seja em espírito e em verdade, precisamos remover do coração todo ódio e inveja. (Gl. 5:10)

II) EXTERIORIDADE E O TRADICIONALISMO.

1.  Adorador precisa conhecer a saedoria, (Sl. 51:6).

Tradições humanas cristalizam-se em lugar da vontade divina real (Mc. 7.6,7; Mt. 15.1-20). De modo inevitável, a tradição na religião produz exterioridades, a menos que lutemos conscientemente contra ela. Ela pode abranger Jejum, (Mt. 6:16-18; Lc. 18:12), a entrega do dízimo, (Mt. 23:23) ou a oração (Mt. 6:5).

III) A ROTINA, PODE SER UM OBSTÁCULO.

Se não estivermos atentos, os haitos que vão surgindo, passam a regular a nossa vida e nos fazem ignorar a necessidade de aprendermos e renovarmos constantemente as nossas atitudes, de forma que haja um desgaste muito menor de nossa energia cerebral. Ninguém gosta de ser tratado mecanicamento como se fosse um simples número. Com muita facilidade a rotina pode caracterizar os cultos. Deus tamém se cansa da solenidade do seu povo. (is. 1:14) Quem se acostuma com Deus será condenado a causar-lhe cansaço. Quando estudamos o livro de Atos dos Apóstolos, nos primeiros anos da igreja primitiva, não encontramos cultos rotineiros, cansativos e pesados. (Atos 20:7,11). Jesus condena a rotina de uma igreja na Asia Menor, (Ap. 3:1).

IV) MUNDANISMO.

Mundanismo é tudo aquilo que compõe a vida independente de Deus. Pode ser prazeres, pessoas, coisas, lugares, planos, desejos, pensamentos, etc.  (1 Jo. 2:15). Alguem disse: "O único desastre absoluta na vida de um cristão é "sentir-se em casa" neste mundo. (Jo. 17:11,14) O mundanismo pode ser chamado de cancêr da alma. Muitas vezes aos olhos da maioria ele é invisível mas mortífero.

V) O PECADO NÃO CONFESSADO.

E. Underlhill nos lembra que todo cristão é sempre derecionado para a santificação da vida. Reflita no Sl. 66:18. O apego obstinado a alguma impureza, por parte de um filho de Deus, torna impossível a adoração real. (Is. 6:5).

VI) O DESITERESSE E A INGRATIDÃO. (1 Tm 4:1).

VII) A PREGUIÇA E A NEGLIGÊNCIA. (Pv. 26:14; Is. 40:30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário